Sempre surge uma dúvida para quem quer criar seu primeiro site, e ela é que tipos de sites existem é qual é o melhor para o meu empreendimento?
Para quem está se interessando mais sobre o assuntos de sites, quer criar um site para seu negócio ou até mesmo mesmo para quem já possui um site é quer investir mais nele, este é o post perfeito.
Todos sabemos que é imprescindível ter um site para alavancar o sucesso do seu negócio, ter um site é sem sombra de dúvidas requisito fundamental.
Nos dias de hoje em que a tecnologia está praticamente ao alcance de todos, marcar sua presença online é mais do que obrigação.
E hoje vou simplificar um pouco em alguns tópicos abaixo os principais tipos de sites e sua melhor utilização.
Agora que sabemos que ter seu domínio online é mais que necessário, vamos nos habituar com os termos utilizados acima para definir os principais tipos de sites e sua usabilidade.
Tenha em mente que as diversas formas de utilização para cada um dos tipos de sites são voltados para estratégias definidas para longo ou curto prazo.
Em poucas palavras poderíamos dizer para que você quer e vai usar o seu site?
Diversas vezes fiz essa pergunta para o cliente e eles não sabiam exatamente o que responder, somente falavam que é para ter uma presença online.
Isso se da mais em ambientes de pequenas empresas e profissionais liberais, entretanto é valido afirmar que já estão no caminho certo.
Como estamos falando sobre início de um projeto os levantamentos de requisitos são extremamente importantes, então nada mais justo do que saber as reais expectativas e empenho que seu cliente tem.
Agora vamos falar detalhadamente de cada um deles, especificar suas vantagens e também seus pontos fracos. E o mais importante, se este tipo é o recomendado para seu ramo de negócio, vamos lá?
Quantas vezes em uma conversa casual não aparece a seguinte frase e resposta, “Onde você comprou?”
– Comprei na internet!
Sempre digo que a loja virtual é a cereja do bolo para determinadas empresas, quem não quer receber aquela notificação no celular de uma venda online?
Seja na venda de produto ou serviço a loja virtual é a extensão do seu patrimônio no ambiente virtual.
Por isso o e-commerce encabeça a nossa lista de tipos de sites, pois se você quer vender é ele que você deve escolher.
E quando se trata de lojas virtuais temos basicamente duas categorias de grande importância para o foco de nossa postagem, B2C (Business to Consumer) e B2B (Business to Business).
B2C Venda da empresa para o consumidor final e B2B venda de empresa para empresa.
Existem outras categorias também como, C2C consumidor para consumidor, C2B do próprio consumidor para a empresa, e até mesmo a mais difícil de se ver, Business to administration (B2A) que nada mais é a venda para órgãos governamentais, empresas que participam de licitações por exemplo.
Agora que você sabe em qual categoria se encaixa o que deve escolher é a plataforma da sua loja virtual, são elas:
Open Source ou código aberto, são plataforma desenvolvidas por programadores e disponibilizadas gratuitamente para utilização, onde você terá o acesso total ao código fonte de sua loja.
E não se engane por estamos falando de um sistema gratuito, muito pelo contrário, hoje o sistema mais utilizado em sites no mundo todo é o WordPress, ele é de código livre e considerado o queridinho por mais de 43% de todos os sites do mundo.
Obviamente que com grandes poderes vem grandes responsabilidades, por isso quando você possui uma loja virtual feita com um sistema de código livre você é o responsável por manter esse sistema saudável.
E isso pode ser considerado por muitos como um fator negativo, pois acreditam que manter uma loja virtual segura e livre de bugs é caro e demanda muito tempo e dinheiro.
Entretanto isso se aplica para maiores lojas, e isso é um objetivo e não um problema, muitos e-commerce se pagam em poucos meses alinhado a uma estratégia bem estruturada.
Para falar de Plataforma Proprietária podemos utilizar como comparação a Plataforma open Source, se uma é gratuita/aberta já a outra é fechada/paga.
Porque gratuita/aberta?
Aberta, já explicamos anteriormente pelo fator do dono ter acesso ao código fonte da loja, gratuita por se tratar de não existir uma “licença” ou “mensalidade” para pagar, você é tolerantemente livre apara acessar e alterar o código da sua loja.
Contudo Plataforma Proprietária possuem restrição ao código fonte pois é de propriedade do fornecedor da plataforma.
Ou seja, você possui uma loja virtual online mais não é dono do código.
Você provavelmente vai pagar alguma mensalidade pelo serviço.
O maior fator negativo além de praticamente não ser o real dono de sua loja, digamos assim, é não poder fazer alterações livremente em seu código, como upgrades e melhorias por exemplo.
Sempre ficando a merce da plataforma.
Dessa forma frisamos, se você deseja ter uma loja virtual, seja o real dono dela.
Basicamente consiste na compra de uma licença para utilização do código fonte no desenvolvimento da sua loja virtual.
SAP Hybris, Oracle e até o Magento (versão Enterprise) são bons exemplos de plataformas licenciadas.
De acordo com o tipo de licença você pode ou não continuar sua utilização se parar de pagar.
Este modelo é muito utilizado por grandes empresas que já possuem uma equipe especializada para implantação da loja virtual.
Para finalizar os tipos de plataformas tem Plataforma SaaS, Software como um serviço, que utiliza computação em nuvem.
Podemos dizer que é comparada rotineiramente a uma plataforma alugada, onde você utiliza um pacote de softwares proprietários na infraestrutura fornecido pela empresa contratada.
Por outro lado temos o Open SaaS que é uma combinação entre sistemas de código aberto(Open Source) e plataforma proprietária.
Temos como exemplo as empresas Netflix e Spotify e atuam em nichos bem específicos, que é uma das características também do SaaS.
Definitivamente você terá vários benefícios em ter seu próprio e-commerce, vamos listar alguns deles:
Agora que já falamos das categorias de lojas virtuais e também suas plataformas, podemos falar dos tipos de formas de vendas, que se separam em:
Por fim, indiferente da categoria, plataforma ou tipo de venda, você deve sempre estar ciente da forma de pagamento que seu e-commerce irá utilizar, assim como a forma de envio se for um produto.
Primeiramente temos que saber que o site institucional é o modelo mais utilizado entre a maioria das empresa.
Bem, como pensamos no e-commerce com uma site de vendas, podemos pensar no site institucional como seu lugar único na internet, utilizado para apresentar seu negócio e facilitar a vida do seu cliente para te conhecer.
Nesse sentido pensamos ele como sua casa no mundo digital, claro que você deseja sua casa bonita e bem estruturada.
Dessa forma encontramos os sites institucionais com diversas páginas que auxiliam o visitante a conhecer você e o que você oferece.
Seja por meio de explicações de serviços ou produtos, formas de entrar em contato com você facilmente sempre de maneira simples e descomplicada.
Sem sombra de dúvidas é a melhor maneira de você apresentar o que você faz no mundo digital, pois sempre temos que lembrar que o site sempre será seu se você utilizar um sistema de código aberto.
Quem tem um site institucional sempre terá os seguinte fatores positivos:
Além disso tudo você deve sempre imaginar seu site como uma ação de marketing sempre disponível para um novo cliente, criando um site institucional bem estruturado e com uma jornada correta para o cliente seguir, certamente trará bons frutos.
É um apresentador do seu negócio que nunca dorme.
Todo dono de site institucional precisa e deve ter um blog.
Apenas o modelo de site com maior crescimento dos últimos tempos, utilizado por quase todos os novos empreendedores.
É a forma mais fácil de estreitar a conexão com seu público alvo, incorporar estratégias de marketing em redes sociais e utilizar inbound e outbound marketing.
Bem como o intuito da maioria dos empreendedores é aumentar exponencialmente a sua audiência seja ela por qual meio for, o blog vai e irá te ajudar.
Afinal quando se cria uma audiência para um nicho especifico nada melhor que um canal de fácil acesso para a interação.
A principio este é a combinação entre os tipos Blog e Institucional em um site somente.
Digamos que o melhor dos dois mundos, você tem toda a estrutura do site institucional com o plus do blog junto a ela,
dessa forma você tem a facilidade de colocar informativos em diversos locais do seu site.
E digo mais, você não precisa alterar nada no código fonte do seu site, você terá uma área administrativa totalmente amigável para alimentar as informações do seu site.
Para quem precisa apresentar um portfólio por exemplo ele se encaixa perfeitamente, na verdade ele segue ao pé da letra seu nome ele é dinâmico.
Dessa forma, se você precisa alterar ou tem alta rotatividade de informações em seu site, ele precisa e deve ser o dinâmico.
Utilizado por empresas pequenas, médias e grandes, indiferente do investimento destinado para o marketing.
Vamos lá, o modelo One Page é o mais simplório da lista assim por dizer, em tradução livre, Uma Página, onde ficará toda a informação que você deseja.
Entretanto, costumamos dizer que é a porta de entrada para quem está começando e tem um orçamento mais enxuto.
Ele é um dos tipos de sites mais utilizados para quem está começando a investir publicidade online.
É bom frisar que seu site pode ser escalável, começar com um site One Page não é necessariamente quer dizer que você terá que começar do zero quando for passar para o site Institucional.
Se utiliza de um site concentrado em uma única página, com sessões correspondentes aos itens do menu principal, que ao tocar se desloca para posição desejada.
Sempre é bom cadenciar a quantidade de informação em sites One Page afim de otimizar sua velocidade, imagens sempre devem ser tratadas para garantir o máximo de qualidade com o mínimo de tamanho possivel.
Por fim ao final da página sempre é costumeiro um formulário de contato para se entrar em contato.
De maneira bem direta são sites rápidos de período de tempo pré determinado.
Na maioria das vezes são utilizados para campanhas publicitárias como lançamento de novos produtos e serviços.
Entretanto seu objetivo maior além de passar a informação de forma impactante pode ser despertar um interesse prévio para uma ação futura do usuário.
Sua utilização em subdomínios é muito comum e demonstra que a empresa sabe utilizar ferramentas alternativas para usuário.
É muito comum empesas criarem um hotsite para efetuar algum tipo de cadastro de serviço.
Por fim ele é um dos tipos de sites mais rápidos, práticos e objetivos e sempre utilizado em paralelo a um site institucional ou dinâmico.
Vamos ser bem diretos, Landing Page ou Página de Captura são praticamente iguais aos hotsites.
Porém seu objetivo principal é a conversão do potencial cliente, o famoso lead.
Assim como os hotsites são feitos normalmente em subdomínios, todavia tende a ser muito mais especifico limpo e direto, afim de direcionar o usuário ao preenchimento de um formulário ou uma determinada ação, como por ex: clicar em um botão de contato como WhatsApp.
Uma grande peculiaridade das página de captura é estar atrelada a uma campanha do Google Ads, para que usuários que busquem por determinadas palavras chaves o encontrem facilmente.
Além de tráfego patrocinado como o Google Ads é também usual colocar chamadas para Landing Pages dentro do site institucional, dinâmico ou blog.
Muitas empresas optam pela utilização de páginas de captura para prover ações de publicidade direcionada a um produto ou serviço específico.
O AVA ou ambiente virtual de aprendizagem, é totalmente voltado para área da educação.
Sobretudo além de ser parte principal de uma EAD Educação a distância, é indispensável para grandes instituições de ensino.
Também é possível sua utilização para cursos, palestras, mentorias, etc.
Ou seja, não somente uma grande instituição de ensino pode utilizar um AVA mas também empreendedores, empresa, e profissionais que precisam disponibilizar conteúdo exclusivo para seus alunos.
Da mesma forma que todos os tipos de sites que informamos anteriormente é possível encontrar AVA’s de código livre ou não.
Logo podemos constatar que se estamos falando de aulas online, área restrita para alunos, estamos falando de AVA.
Sobretudo não podemos deixar de citar um dos tipos de sites que é extremamente conhecido, os sites estáticos.
Em outras palavras o site estático é imóvel, repousado, parado, digamos que seja um site totalmente informativo onde seu conteúdo não é alterado de forma prática e rápida.
Como o intuito desse post é totalmente informativo sem aprofundar nas linguagens de programação utilizadas para os tipos de sites informados, não podemos deixar de falar que sites estáticos são construídos basicamente com HTML e CSS.
Ao passo que ao incluir linguagens de programação ao site ele deixa de certa forma de ser estático, passando a ser dinâmico.
Definitivamente um tipo de site que também é um site estático é o hotsite.
Antes de tudo temos que pensar que o ideal é sempre você ser dono do seu próprio site e ter autonomia sobre ele.
Mais caso isso não seja possível iniciar com uma plataforma proprietária por exemplo não é nenhum demérito.
Em outras palavras ter o seu empreendimento no ambiente virtual era nossa objetivo inicial, certo?
Ainda mais agora que apresentamos você a 8 diferentes tipos de sites.
Indiferentemente do tipo de site que você escolher, ele deve ter algumas características indispensáveis, como:
Pode e deve!
É muito usual a utilização de vários ao mesmo tempo em estratégias de marketing.
Basicamente o que deve ser visto a princípio é a quantidade de páginas seu site possui.
Caso ele tenha somente 1 página, ele pode ser um site One Page ou uma Landing Page.
A para diferenciar os dois tipos é fácil, site One Page possuem menu, já as Landing Page não possuem.
Bem como se ele possuir várias páginas ele irá se encaixar em institucional ou dinâmico.
Desse modo se ele possuir blog junto ele será dinâmico, caso não tenha será somente institucional.
Sim, isso é muito utilizado por pessoas e empresas que tenham uma verba restrita para investir em publicidade.
Todavia isso não impede de começar com um site One Page e após um tempo migrar para um site institucional.
Para quem deseja fazer esse tipo de escalabilidade é importante saber a plataforma em que o site foi desenvolvido e se o mesmo permite essa evolução.
Em suma é mais fácil esse upgrade em ambientes de código aberto.
Se ainda ficou qualquer dúvida sobre qual dos tipos de sites você deve escolher e qual é melhor para sua empresa entre em contato ou clique no botão do WhatsApp.