A comunicação é muito importante para o dia a dia das pessoas, então, para as empresas não é diferente. É por meio dela que as empresas entendem as pessoas e vice-versa. A internet trouxe o marketing de conteúdo e facilitou a comunicação entre as empresas e os consumidores.
Mais do que isso, a internet se tornou uma verdadeira aliada das marcas na hora de vender e ganhar reconhecimento.
Todo material que é veiculado na internet, por parte das empresas, é destinado para um perfil exato de consumidor, visando com isso atraí-lo, convencê-lo, vender, fidelizá-lo e voltar a oferecer outras soluções.
Esse ciclo é possível por meio da criação de conteúdos que são do interesse dos mais variados perfis de consumidores e público-alvo.
Independentemente de qual seja o ramo de uma instituição, ela precisa lidar com conteúdos que serão, de alguma maneira, vinculados pela internet. Mas qual é a importância desses conteúdos?
Neste artigo vamos falar sobre a importância do marketing de conteúdo, dicas para criar conteúdos relevantes e o que leva os consumidores a buscarem os materiais na Internet. Confira.
Antes de dar dicas de produção de conteúdo e explicar qualquer outra coisa relacionada a marketing de conteúdo, é importante saber o que de fato é esse tipo de estratégia.
Trata-se de uma maneira de engajar o público-alvo de determinada empresa e, com isso, fazer crescer sua rede de clientes e potenciais clientes.
Essa estratégia de marketing é versátil e aplicável nos mais variados ramos, por exemplo, clínicas veterinárias.
Um veterinário pode estudar qual o perfil de seu público e descobrir que as pessoas, geralmente, o procuram para cesáreas de animais.
Esta clínica, então, pode criar um conteúdo que aborde cirurgia veterinária cesária para atingir diretamente o perfil de público-alvo que possui.
Com esse tipo de ação, essa clínica irá atrair interessados, envolvê-los e gerar valor para essas pessoas interessadas, fazendo com que surja nelas uma percepção positiva da clínica, aumentando as possibilidades de mais negócios.
Podemos resumir, então, que marketing de conteúdo é um material produzido para fazer qualquer negócio crescer.
Mas para criar conteúdos de marketing de conteúdo, é necessário saber que ele é constituído de diferentes técnicas, como a metodologia Inbound.
É dentro desta metodologia que mora o verdadeiro marketing de conteúdo. Ela consiste em captar o interesse do público consumidor sem ser invasiva ou interruptiva.
Isso faz com que essa metodologia atraia o público de maneira sutil, mas muito eficiente e inteligente.
Os quatro principais objetivos do Inbound são:
Vamos usar como exemplo a grande procura por serviços de aquecimento solar. Uma empresa que trabalhe com painel solar industrial precisa produzir um conteúdo que atraia a atenção do público por meio de sua relevância.
Após isso, a intenção do conteúdo é transformar esses simples visitantes em leads e torná-los mais propícios à venda.
Após ler aquele conteúdo recheado de dados sobre o que procura, o lead passa a se tornar um cliente em potencial, pois está interessado no que você oferece.
A partir daqui cabe à empresa mostrar que ela oferece o que há de melhor e fechar vendas.
No entanto, isso não acaba no processo de venda, pois o pós-venda também é importante e ele inclui suporte e materiais que sejam do interesse do cliente.
O uso do marketing de conteúdo traz diversos benefícios para as empresas, que vão muito além de aumento nas vendas. Podemos citar alguns exemplos como:
Imagine que uma empresa que oferece serviços de eletricista comercial esteja entre as últimas posições listadas pelos sites de busca da internet.
Podemos dizer que quase ninguém entra no site dessa empresa, e isso é péssimo, porque hoje em dia as pessoas buscam os produtos e serviços pela Internet.
Quando o tráfego no site aumenta, melhora também o ranking da página e ela passa a figurar entre as primeiras.
Além disso, com um conteúdo relevante e bem produzido, a marca passa a ser mais reconhecida e ser considerada entendedora do ramo em que atua, transformando-a em referência para os consumidores.
Além disso, os bons conteúdos produzidos aumentam o engajamento, tornando o relacionamento com os clientes mais próximo.
Muitas empresas, por exemplo, aquelas que oferecem serviços de análise de solo completa, apostam em um tipo de serviço que é desconhecido pela maioria dos consumidores.
Isso não deve ser motivo para desistência, muito pelo contrário, ao criar materiais de qualidade, uma empresa passa a educar os consumidores, e a partir do momento que eles conhecem os serviços, fica mais fácil para comprarem.
Um conteúdo bem produzido também leva clientes que já compram com a sua marca a comprarem de novo. Isso é muito importante, porque é a partir daí que esse cliente começa a ser fidelizado.
Agora que você já sabe o que é o marketing de conteúdo e o que ele pode fazer pelas empresas, no próximo tópico vamos dar algumas dicas para você produzir um bom conteúdo. Acompanhe.
Produzir textos para marketing de conteúdo não é tarefa fácil, afinal, esse tipo de conteúdo precisa ter muita qualidade.
Para isso, é necessário investir tempo, dedicação e trabalho. O que é preciso levar em consideração é:
Então vamos lá. Imagine que uma empresa transportadora de cargas pequenas esteja com baixa procura e precise reverter isso.
A primeira coisa a se fazer é escolher bem e com calma as palavras-chave. Estas são palavras que as pessoas mais utilizam na hora de buscar algo na internet.
Outro fator importante é quanto ao tamanho do texto. Nunca produza algo longo demais, com informações repetitivas ou textos curtos e pobres de informação.
Recomenda-se que o texto tenha, pelo menos, 500 palavras. Isso, porque um texto desse tamanho é suficiente para abordar diversos assuntos, por exemplo informações sobre barraquinha de crepe para festa
Com 500 palavras ou mais é o suficiente para abordar este assunto e esclarecer as dúvidas de todos os consumidores.
Mas além de todos os pontos já mencionados, é importante que o texto tenha algo que chamamos de escaneabilidade. Isso significa que o texto possui um aspecto atraente para o consumidor.
Chamamos de escaneabilidade porque, antes de ler um texto, as pessoas costumam analisá-lo como um todo, ou seja, passar o olho nele e decidir se vão ler ou não, ainda mais, vão decidir se é interessante.
Suponhamos que uma empresa que trabalhe com monitoramento atmosférico queira produzir um conteúdo que seja realmente atraente para o seu público-alvo.
Para isso, é preciso que ela faça uso de intertítulos, imagens, listas negritos e outros artefatos que destacam o texto, já mostrando para o leitor se o material é atraente ou não.
Isso aumenta o interesse do leitor, afinal, um texto corrido é maçante e muita gente acaba não lendo.
Revisar o texto é muito importante para evitar que ele chegue aos olhos dos leitores com erros de ortografia.
Esse tipo de erro mancha a imagem de qualquer empresa e por mais que você domine um assunto, se seu texto for marcado por esses erros, sua empresa perde toda a credibilidade.
Depois de ter o conteúdo pronto, é importante otimizá-lo para que o seu público-alvo o encontre mais facilmente.
Para otimizar o texto é necessário usar palavras-chave ao longo dele, links de site com domínio forte, além de fazer uso de um site responsivo para que seu conteúdo possa ser acessado por diferentes tipos e tamanhos de telas.
Depois disso, é importante divulgar o conteúdo, para que ele chegue ao conhecimento do seu público-alvo.
Responder essa pergunta é muito fácil!
A Internet é a maior fonte de conhecimento para a humanidade, é nela que tiramos nossas dúvidas, nos informamos, nos comunicamos e fazemos absolutamente tudo. Desde encontrar uma receita até se comunicar com alguém no exterior.
Por conta disso, quando desejam comprar algo ou saber mais informações sobre determinado produto, as pessoas logo recorrem à Internet.
Uma mulher pode, por exemplo, encontrar excelente clínicas de estética e realizar diversos procedimentos como preenchimento facial definitivo.
Mas, é importante lembrar, que essa pessoa irá optar por aquela clínica que ofereça o melhor conteúdo, transmitindo segurança e confiança.
Por conta disso, é extremamente importante que as empresas invistam em marketing de conteúdo, pois o consumidor de hoje gosta de se informar antes de fechar qualquer tipo de negócio.
Portanto, o marketing de conteúdo é um aliado, tanto do consumidor quanto da empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.