Não é novidade para ninguém que os motores de busca se tornaram a maior vitrine do mundo e revolucionaram o mundo do marketing. O que nem todo mundo sabe é que por meio do SEO qualquer um pode fazer parte dessa revolução.
É verdade que talvez algumas pessoas nem saibam o que é SEO (Search Engine Optimization), mas certamente mesmo elas já utilizaram um motor de busca em algum momento.
Segundo pesquisas do Google, que é o buscador mais utilizado no mundo, já chega perto de 4 bilhões a quantidade de buscas que são realizadas por dia.
É nesse contexto que surge a importância do SEO. Afinal, há dois modos de aparecer com destaque nos buscadores, um deles é pagando por clique, via anúncios e publicidade paga.
O outro modo é, justamente, por meio da otimização das páginas, sobre a qual falaremos mais detidamente neste artigo.
Mas, em um primeiro momento, cabe dizer que essa otimização lida com parâmetros e algoritmos de aprovação, rejeição ou mesmo penalização.
Com isso, uma página pode ir desde o ponto de receber o destaque do topo da página (logo abaixo dos links patrocinados), passando pela possibilidade de ser rejeitada por não cumprir as exigências, até ser penalizada e nunca mais aparecer no buscador.
Então, se você quer ficar por dentro desse universo e entender melhor como funciona a realidade dessas plataformas que se tornaram a maior vitrine do mundo, aprendendo a fazer parte delas via SEO, siga conosco até o fim da leitura.
Primeiramente, o que o empresário ou pessoa que queira atingir a excelência em SEO precisa se perguntar é: o que seria da internet sem os motores de busca?
Afinal, o papel deles é indexar as melhores páginas que existem sobre cada palavra-chave possível. Ou seja, diariamente são publicadas milhares de páginas na esfera digital, mas nem todas elas são boas, ou mesmo a minoria delas é boa.
Assim, ao procurar por empresa de pintura residencial, uma pessoa poderia facilmente passar o dia todo ali, clicando e saindo de sites que não entregam exatamente o que ela precisa, nem mesmo o que ela quis dizer com aquela palavra-chave.
Seria bem frustrante, não é mesmo? Ao perceber isso você começa a concordar com as estratégias de SEO. Mais ainda, passa a achar justo que apenas os melhores conteúdos concorram às primeiras páginas dos buscadores.
Fora o exemplo de uma pessoa que busca algo sobre a pintura de sua casa, o que é algo trivial, imaginemos o caso de um profissional da área elétrica que busca por soluções como um gerador locação, para uma emergência da empresa.
Nesses casos, garantir que apenas os bons conteúdos apareçam na pesquisa é uma questão de sobrevivência da parte do buscador.
Afinal, se toda vez que você vai naquele site os resultados são ruins, o que você fará é parar de frequentá-lo, concorda?
Portanto, é do interesse dos motores de busca manter algoritmos exigentes, que deem espaço somente para os bons conteúdos. Assim como é do interesse dos donos de cada website garantir que sua otimização esteja em conformidade com isso.
Para ter uma noção de como a qualidade do conteúdo é importante, os sites de busca criam cada vez mais parâmetros de controle de qualidade de páginas.
O primeiro critério de todos tinha a ver somente com links e estava baseado no universo acadêmico: quanto mais um conteúdo é citado por outros estudiosos, mais relevância e importância ele tem.
Assim, a página de uma transportadora de cargas pequenas que mais for mencionada, ou seja, que mais estiver presente como link em outros sites que tratam do mesmo assunto, certamente será a de maior qualidade.
Contudo, com o tempo alguns sites mal-intencionados começaram a manipular essa regra. Ao mesmo tempo, havia o algoritmo que dava importância para a quantidade de palavras-chave que uma página continha; o que também passou a ser manipulado.
Seja como for, todas essas técnicas continuam sendo importantes, conforme veremos abaixo.
Contudo, atualmente, o cenário evoluiu tanto que existem algoritmos que fazem uma leitura semântica do conteúdo publicado e cruzam ele com pesquisas anteriores que aquela pessoa fez.
Assim, ao ler sobre entrega expressa de documentos por várias vezes, isso determina as próximas buscas que você fizer por termos semelhantes que talvez fossem ambíguos.
Também ficou famoso o algoritmo que leva em conta a localização do usuário. Ele vale sobretudo para quando a pessoa busca por algo com palavras ligadas a serviços rotineiros, como o que vimos acima.
De fato, se a pessoa busca por entrega de documentos (e mais ainda, por “entrega expressa”), não faz sentido virem páginas que prestam o serviço em cidades ou estados que estão a milhares de distância do local em que ele está.
Atualmente existem quase 300 algoritmos ou parâmetros que são exigidos para que uma página apareça com destaque em um grande buscador.
Muitas deles são básicas e visam a evitar sites criminosos, obscenos, arcaicos em termos de layout e navegabilidade e assim por diante.
Em termos gerais, os mais importantes continuam girando em torno do seguinte:
Por isso mesmo não vale a pena tentar “burlar” esses algoritmos. Como vimos acima, o que importa é ter conteúdos originais e de qualidade.
Sendo assim, não compensa copiar e colar conteúdos de outros sites, pois certamente isso será visto como plágio e, o que é evidente, o material será identificado como não tendo importância/originalidade.
Assim, se uma página vai descrever uma transportadora de pequenos volumes, ela pode criar algo novo ao descrever detalhes sobre o serviço, sobre a marca dos veículos utilizados e o porquê disso, sobre o nicho dos clientes, etc.
Até porque, existem vários algoritmos que, cruzados, conseguem identificar a relevância de um conteúdo.
Claro que os robôs dos buscadores não são capazes de ler algo. Contudo, eles podem identificar, por exemplo, o tempo médio de permanência na página.
Se um blog escreve sobre sistema antifurto lojas e a maioria dos visitantes fica vários minutos na página, é porque o material tem qualidade.
Por outro lado, se alguém tem um site no qual ninguém fica mais de poucos segundos, obviamente tem algo errado ali.
É por meio desse tipo de “dedução” que os algoritmos conseguem ser matematicamente infalível em termos de seleção de conteúdos e páginas. Também por isso, a origem de todo SEO legítimo é um bom conteúdo.
Agora que vimos a importância do conteúdo, precisamos lembrar algo muito importante: por melhor que um material que você está lendo seja, dificilmente você permaneceria nele caso a página fosse lenta, mal configurada, feia…
Com isso, percebemos que a experiência de pesquisarmos algo na internet é mais complexa do que imaginamos em um primeiro momento e envolve vários fatores de layout, apresentação visual e navegabilidade.
Neste contexto, o próprio tamanho do conteúdo pode ser um indicador importante. Como vimos no caso do serviço de entrega, qualquer assunto pode ser abordado de modo criativo e original.
Ao falar sobre uniforme escolar infantil, por exemplo, é possível escrever algumas poucas frases, ou um texto de cerca de 1.500 palavras. Naturalmente, este último será considerado mais importante, por trazer uma abordagem mais detida sobre o tema.
Outros critérios importantes são a palavra-chave. Se você escrevesse sobre “uniforme escolar infantil” e citasse esse termo apenas no final do texto, certamente não ganharia relevância.
Por isso, uma dica bacana é fazer a palavra-chave aparecer no título e até no primeiro parágrafo do texto. Este é um modo de identificar que a página não fugiu do assunto principal que estava expresso na pesquisa.
Não é preciso muito esforço para perceber que hoje quase todo mundo vive apressado. Quando fazemos uma pesquisa na internet, não é diferente.
Disso surgem alguns fatores que já mencionamos, mas merecem ser detalhados. O primeiro deles é a velocidade que sua página promove.
Se ela demora muito para carregar, obviamente um buscador que promete entregar seus resultados em poucos segundos não vai priorizá-la.
Isso é ainda mais importante em sites que lidam com design, fotografia, vídeos e afins. Portanto, mesmo que você tenha uma página sobre banner para propaganda, evite conteúdos muito pesados que possam gerar lentidão.
Por fim, o design responsivo é, hoje, a mobilidade fundamental. Se o seu site não está configurado para abrir em smartphones e tablets, é a hora de investir nisso.
Assim, as estratégias de SEO garantirão que além de ter o melhor conteúdo em termos de material, seu site realmente será posicionado como sendo capaz de gerar uma experiência completa para os usuários.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.