Como colocar empresa no Google é uma pergunta que a maioria dos empreendedores tem.
E se você esta começando o seu próprio negócio ou deseja saber como aparecer na buscas do Google, encontrou o lugar perfeito.
Todos que tem um empreendimento deseja que sua empresa ou negócio fique no topo das pesquisas no buscador mais famoso da internet.
E para isso é necessário uma série de passos para se tornar o primeiro no topo das pesquisas.
É sempre bom salientar que isso é mais fácil para que já possui um site profissional.
Mais não fique preocupado, se você ainda não possui um site você pode fazer tranquilamente os passos que iremos informar e colocar sua empresa no Google.
Se você quiser saber como ter um site profissional de uma olhadinha no nosso post de “Como criar um site“.
Se você deseja que sua empresa ou negócio fique entre as primeiras posições na sua cidade é ainda mais fácil.
Para quem almeja uma colocação nacional é uma tarefa mais árdua que deve ser feita aos poucos.
A primeira coisa a se fazer é criar uma conta no Gmail, o serviço de e-mail da Google.
Com essa conta que você irá dar início as suas atividades e ela será usada para cadastro nos demais passos a seguir.
Para fazer um e-mail Gmail é fácil, acesse o link: https://mail.google.com/ e clique em “Criar conta”.
Após isso será solicitado “Nome e Sobrenome”, posteriormente o nome de usuário da conta: suaempresa@gmail.com.
Caso o nome de usuário que escolheu não estiver disponível o serviço lhe indicará um exemplo.
Escolha uma senha para sua conta e clique em próximo.
Será solicitado seu número de telefone celular e um endereço de e-mail para recuperação da senha caso você esqueça. Este e-mail é opcional.
O telefone celular é necessário, pois através dele que será enviado o código de validação para sua conta.
Coloque dia, mês e ano de nascimento seu ou da sua empresa.
Escolha o Gênero, você pode optar por: Feminino, Masculino, Prefiro não dizer ou Personalizar.
Clique em próximo e irá aparecer a informação para Verificar seu número de telefone.
Clique em “enviar” e chegará uma mensagem no seu número de celular com o código para concluir a conta.
Agora que chegou o código em seu celular, algo parecido com “G-999999” você deve inserir no campo e clicar em “Verificar”.
Se o código não chegou você pode optar pela opção “Ligar invés disso”, com isso a Google irá ligar em seu celular para informar o código.
Aceite a Privacidade e Termos da Google clicando na setinha para descer e para finalizar clique em “Concordo”.
Você já finalizou o primeiro passo de como colocar empresa no Google.
Parabéns, sua conta de Gmail esta finalizada e você já pode usufruir do Gmail.
Agora que você já possui uma conta de Gmail o próximo passo é cadastrar no Google Meu Negócio.
Google Meu negócio é uma ferramenta voltada para atrair mais clientes para sua empresa tanto nas pesquisa Google quanto no Google Mapas.
Para começar acesse o link: https://www.google.com.br/intl/pt-BR/business/ e clique no botão “Comece Agora”.
Irá abrir uma tela de login para que você informe o e-mail Gmail que você criou anteriormente e a senha.
Agora será solicitado para você diversas informações, começando pelo nome da empresa.
Informe o nome e clique em “Próximo”, logo em seguida aparecerá a pergunta “Onde você está?”.
Coloque os dados: País, Endereço de correspondência, Bairro, Cidade, Estado e CEP.
Fique tranquilo enquanto a isso o Google irá lhe ajudar a preencher as informações.
Caso você entregue produtos e preste serviços para seu cliente clique na caixa em frente ao ícone de um caminhão.
Se você não possui um endereço físico para seu estabelecimento você deve clicar na opção que irá aparecer “Ocultar meu endereço” que possui um ícone semelhante a uma casa com um risco.
Agora você já pode clicar em “Próximo” e aguarda a próxima etapa.
Uma mapa vai aparecer para que você arraste o Pin (Ícone de marcação do Mapa) para onde seu estabelecimento está.
A próxima etapa será informar a Área de Atuação, escolha entre as opções e clique em “Próximo”.
É possível informar o CEP de sua cidade ou raio de alcance em quilômetros para a opção Área de Atuação.
Na sequencia você irá informar a Que tipo de empresa você administra, ao começar a digitar o Google lhe informará diversas opções como por exemplo: Centro Comercial.
Escolha a opção que se encaixa melhor com seu empreendimento e clique em “Próximo”.
A próxima janela que irá se abrir é opcional, para informação de contatos, onde você pode informar telefone e website caso tenha.
Clique em “Próximo” e o Google irá perguntar se você deseja receber informações para para melhorar a sua presença no Google.
Marque a opção “Sim” e clique em “Próximo” novamente.
Confirme o vínculo com esta empresa clicando em “Continuar” e abrirá a etapa final que é o método de verificação.
A opção mais habitual é o envio pelo Correio, coloque seu nome no campo de “Nome do contato” e clique em “Correio”.
Legal, o cartão-postal está a caminho da sua empresa com o código de verificação que chegará em torno de 12 dias.
Pronto, você já sabe como colocar empresa no Google.
Ao chegar o cartão-postal você deverá acessar a conta novamente e informar este código que consta na carta.
Enquanto não chega você pode clicar no botão “Personalizar ficha” e informar os dados da sua empresa.
Você poderá escolher fotos para perfil, fotos do estabelecimento, horário de funcionamento entre outras opções.
Como colocar uma empresa no Google utilizando o Google Meu Negócio é a forma mais rápida que você pode fazer.
Google Analytics é a ferramenta que a Google disponibiliza para que você verifique o tráfego de visitas do seu site.
Com isso você saberá de onde vieram seus visitantes e consequentemente saber em que você deve investir.
Você terá informações de qual a faixa etária das visitas em seu site, cidades, sexo, navegadores, celulares, computadores e tablets.
Gerar relatórios para análise de resultados, ver quais as páginas com mais visitas entre outras coisas mais.
Lembrando que este procedimento é para quem já possui um site publicado na internet.
Primeiramente acesse o link: https://analytics.google.com/analytics/web/ e insira a o endereço de e-mail e senha Gmail que você criou anteriormente.
Clique no botão “Inscreva-se” que irá aparecer no canto direito da tela.
Agora será solicitado os dados referente ao seu site e empreendimento.
Insira o “Nome da conta” “Nome do website” “URL do website” atente-se para o campo http:// pois caso seu site tenha SSL é necessário mudar para https://.
Você deverá selecionar a “Categoria do setor” do seu negócio, por exemplo: “Comidas e bebidas” caso seja um restaurante.
Acerte o “Fuso horário dos relatórios” colocando “Brasil” no primeiro campo e cidade referente para o fuso horário, utilizamos GTM-03:00 São Paulo pela proximidade de nossa região.
Clique em “Obter ID de acompanhamento” no final da página e irá abrir o Contrato de Termos e Serviços do Google Analytics.
Mude a opção que esta setada como “Estados Unidos” para “Brasil” leia e marque a caixa “Também aceito os Termos de Processamento de Dados, conforme exigido pelo GDPR”.
Finalmente clique em “Aceito” e você será redirecionado para a página onde irá seu ID de acompanhamento e também o código de acompanhamento, algo semelhante a imagem abaixo:
Copie esse código no Word ou bloco de notas, você deverá repassa-lo ao desenvolvedor do site para que coloque no código.
Fique atento pois o código deve estar em todas as páginas de seu site para um resultado mais objetivo.
Faremos um tutorial de como colocar o código de acompanhamento do Google Analytics no site em breve.
Após esse procedimento você já verá todo o tráfego do seu site em tempo real.
Está é uma dica para que seu site melhore o posicionamento das páginas nas buscas da Google.
Ter um conteúdo autoral quer dizer que você não deve copia-lo de outras fontes ou sites na internet, pois a Google analisa estas duplicidade de conteúdo.
Hoje muitos sites copiam textos e informações tanto de produtos como de serviços de outras páginas da internet.
A cópia de conteúdo é visto como uma má prática, e pode causa uma penalização por parte da Google.
Se o seu site for penalizado não quer dizer que ele não irá aparecer mais no Google, porém ele não irá subir para as primeiras posições e até mesmo pode cair de posição.
Sites que buscam melhorar nas posições das páginas de buscas devem optar por uma série de técnicas chamadas de SEO – Search Engine Optimization.
Em tradução livre Mecanismos de Otimização de Buscas, este conjunto de técnicas irão trazer para seu sites um maior número de visitas orgânicas.
Visitas orgânicas são geradas á partir das buscas de palavras chaves no Google sem serem links patrocinados pelo Google Adwords.
Separamos abaixo um exemplo com a busca pelo termo “hotéis em cambui mg”:
Em Vermelho estão os sites com links patrocinados pelo Google Adwords, em outras palavras você paga para ter seu site nas primeiras posições.
Em Verde estão os sites da busca orgânica, sites que conseguiram sua posição através de um bom trabalho de SEO.
Em primeiro lugar está o site Hotel Garfo de Ouro feito pela Guarda Site.
Para você que tem dúvida de como criar um conteúdo autoral e onde colocar este conteúdo no site, existem algumas maneiras.
Investir em uma área de blog ou notícias é uma das mais básicas.
Com uma área de blog você pode falar sobre determinado produto ou serviço de maneira simples e fácil.
Podendo criar postagens com dicas, curiosidades e informações sobre o que deseja vender em seu site.
Dessa forma além de você repassar informação com qualidade você irá estreitar o laço entre você e seu potencial cliente.
Manter uma área de comentários em seu blog ajuda a sanar dúvidas sobre o conteúdo explorado na postagem.
E esse pode ser o primeiro contato que levará a venda do produto ou contratação do serviço.
As primeiras duas dicas que demos no início do post é voltada para empreendedores que estão começando a divulgar pela internet.
Já as dicas bônus são para aqueles que possuem um site e querer impulsionar cada vez mais nas pesquisas.
A importância de ter um site no topo das pesquisas do Google é garantir que seu site tenha mais acessos.
E desta forma aumentar o potencial de fechamentos de negócios.
Não acredite em promessas de como colocar empresa no Google do dia para noite.
Seja dedicado, comece aos poucos que os resultados apareceram.
Se você deseja ter um site no topo das pesquisa e quer saber mais sobre como fazer, entre em contato com a Guarda Site.
Caso você já tenha um site e ele não muda de posição nas pesquisas do Google fale com a gente.
Teremos o maior prazer em fazer uma análise completa do site e mostrar para você como melhora-lo.
Investir em seu site é investir em seu próprio negócio.